Em sintonia com o máximo respeito às pessoas idosas, autistas e aos animais, o pré-candidato Ronaldo Lopes determinou que seus atos de campanha não terão fogos de artifício que fazem barulho.
O incômodo provocado pelo foguetório causa crises em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (ETA) e também prejudica animais, principalmente cães.
A medida inédita em campanhas eleitorais já é uma realidade na administração de Ronaldo Lopes na Prefeitura de Penedo, implantada em janeiro deste ano, seguindo ato do governador Paulo Dantas.
Vale ressaltar que a proibição sobre o uso de fogos de artifício com estampido já ocorre desde os festejos de Bom Jesus dos Navegantes, quando o espetáculo pirotécnico promovido pela prefeitura cumpriu a regra.
Por outro lado, o costume popular local ainda ocorre, principalmente durante eventos de caráter religioso, com uso de fogos com estampido para anunciar missa ou procissão.
“Estamos fazendo nossa parte, adotando essa medida que é muito válida, inclusive recebemos muitos elogios das pessoas que sofriam com o barulho dos fogos de artifício. Temos consciência que esse hábito é tradicional em nossa região e ainda levará certo tempo para que todos entendam a sua importância”, explica Ronaldo Lopes.