Um trabalho novo, recheados de sabores e sons incríveis, iniciado de forma bem sucedida e com totais condições de estar no calendário anual de eventos em Penedo.
É assim que o Festival Penedo Sabor e Jazz começa sua história no Destino Turístico Inteligente e Cidade Criativa da rede mundial articulada pela Unesco.
Foram duas noites de muita música e culinária de qualidade na Praça 12 de Abril, onde penedenses e turistas tiveram acesso gratuito ao espaço com estandes do artesanato local, ao lado de bares e restaurantes de Penedo e Piaçabuçu.
Cada ponto de alimentação levou um prato do seu cardápio por noite, comercializado ao preço único de vinte e cinco reais, cardápio variado e elaborado com base na cozinha regional.
Não é por acaso que a procura superou expectativas de vendas, com chefs de cozinha precisando reabastecer seu ponto ainda na noite da sexta-feira, 26. Também se registrou, em alguns casos, consumo completo de todo estoque previsto para as duas noites ainda na abertura, gerando necessidade de compra dos ingredientes nos estabelecimentos comerciais da cidade.
Até o número de mesas e cadeiras no local do festival inédito precisou ser ampliado devido ao grande fluxo de pessoas que aprovaram o evento que nasce fundamentado na competência da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa, responsável por elaborar o projeto vencedor no edital lançado pelo Sebrae Alagoas.
A cidade pronta para receber visitantes está com sua economia aquecida, com dinheiro circulando nos serviços e na rede de hotelaria que registrou praticamente 100% de lotação, prova incontestável do retorno gerado ao município pelos investimentos feitos na administração Ronaldo Lopes.
O Festival Penedo Sabor e Jazz chegou pra ficar, trabalho que parceiros de primeira linha, a exemplo do Senac Alagoas, que inaugurou sua unidade móvel onde foram realizadas aulas-show de culinária; a seccional estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR Alagoas) e ainda a Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC).