Segunda edição do programa oferece 100 bolsas para estudantes da rede pública
O governador Paulo Dantas anunciou, nesta segunda-feira (21/10), o lançamento do edital da segunda edição do programa de intercâmbio “Daqui pra o Mundo”. O anúncio ocorreu durante o 6º encontro com gestores e estudantes gremistas de cinco escolas estaduais, realizado no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió.
O edital será publicado nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado (DOE), trazendo a ampliação de 50 para 100 vagas, dobrando as oportunidades para os alunos do ensino médio da rede pública estadual.
“Em maio, nós estávamos em Londres, lá na Inglaterra, com 50 alunos. E o nosso compromisso é ampliarmos de 50 para 100, nesse segundo edital; de 100 para 150, no terceiro; e de 150 para 200, no quarto. O programa ‘Daqui pra o Mundo’ é uma realidade e agora é ampliar”, afirmou Paulo.
O programa, idealizado pelo próprio governador e instituído pela Lei nº 8.783, de 22 de dezembro de 2022, tem como objetivo promover o protagonismo juvenil, preparando os estudantes para a vida em sociedade e o mercado de trabalho, além de expandir seu conhecimento acadêmico e cultural.
Além disso, o “Daqui pra o Mundo” visa estimular a fluência em um segundo idioma entre os jovens. Por meio de bolsas de intercâmbio, os alunos da rede pública têm a oportunidade de realizar cursos de idiomas ou de formação profissional em outros países.
A participação no programa se dá através de um processo seletivo conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os candidatos devem estar regularmente matriculados no ensino médio, ter no mínimo 16 anos de idade e uma frequência escolar mínima de 80%.
Interior ganha espaço no programa
Além do lançamento do edital, o encontro marcou a primeira participação de escolas do interior. Ao todo, 49 estudantes e gestores de cinco escolas participaram da reunião, sendo três instituições de Maceió, uma de Rio Largo e outra do Pilar. O próximo encontro está previsto para ocorrer em Arapiraca, no início do próximo mês.
Esses encontros são parte de uma série de reuniões promovidas por Dantas, cujo objetivo é aproximar a gestão estadual da comunidade escolar. Com um total de seis encontros realizados até o momento, 20 escolas já participaram da iniciativa, que busca fortalecer o diálogo e desenvolver soluções para melhorar a educação em Alagoas.
“A educação é uma pauta central para o nosso governo. Esses encontros permitem identificar os problemas e construir soluções em conjunto, com a participação ativa de todos”, concluiu Paulo Dantas.