Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, seria reeleito com dois terços dos votos. É o que aponta a mais recente sondagem do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (Ibrape), realizada entre os dias 08 e 09 de julho no município.
A pesquisa também revelou dados sobre a avaliação da administração do prefeito Ronaldo Lopes, além das intenções de voto para as próximas eleições municipais.
Segundo o levantamento, a administração de Ronaldo Lopes é bem avaliada por 71% dos entrevistados, que classificaram seu trabalho como ótimo ou bom. Em contrapartida, 15% consideraram sua gestão ruim e 14% avaliaram como regular.
A aprovação da gestão de Ronaldo Lopes também é alta: 82% dos entrevistados aprovam a maneira como o prefeito vem administrando o município, enquanto 17% desaprovam e 1% não soube ou não quis responder.
Intenção de voto
A pesquisa Ibrape também investigou a intenção de voto dos eleitores de Penedo. No cenário espontâneo (onde os entrevistados respondem em quem votariam sem uma lista pré-definida), Ronaldo aparece com 53,1% das citações, seguido por Marcius Beltrão com 13,1%. Outros 33,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
No cenário estimulado, em são apresentados nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, Ronaldo Lopes lidera com 66% das intenções de voto, enquanto Marcius Beltrão teve 21% das citações. Indecisos somam 11% e 2% dos entrevistados declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos
Marcius Beltrão, apesar de ter um percentual menor de intenções de voto, já foi prefeito do município e tem o reforço político de sua família, muito influente na região sul e no baixo são Francisco em Alagoas.
Já Ronaldo Lopes, além de ter a “caneta na mão”, vai para a reeleição com o apoio do governador Paulo Dantas e do ministro dos Transportes, Renan Filho, entre outras expressivas lideranças políticas do Estado.
A pesquisa também mediu a rejeição aos candidatos. Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 51% dos entrevistados apontaram Marcius Beltrão, 16% indicaram Ronaldo Lopes e 33% não souberam ou não quiseram escolher nenhum dos dois.
Metodologia
A pesquisa Ibrape ouviu 700 eleitores com 16 anos ou mais, residentes em Penedo. O levantamento possui um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,67 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número AL-05997/2024 e foi contratada pela Barros Melo Comunicação, com recursos próprios.
Acirrada
A disputa pela prefeitura de Penedo mesmo com o atual prefeito, Ronaldo Lopes mostrando, uma boa margem na liderança das intenções de voto, deve ser acirrada pelo perfil do seu opositor.
Fonte- Edivaldo Júnior