Poucos percebem, não querem enxergar ou aceitar, que o excelente desempenho nas pesquisas eleitorais do prefeito Marcos Silva, tem um significado todo especial: sua visão político-administrativa ao realizar as mudanças necessárias para o bom andamento da máquina pública.
No início, o prefeito enfrentava sério desgaste em sua administração, fato esse ocasionado por diversos fatores, dentre eles, a queda constante nos repasses federais, resquícios da pandemia e, sobretudo, o fraco e inoperante desempenho de alguns setores da administração municipal.
Com pouco mais de um ano e seis meses de mandato, o prefeito percebeu que era hora de efetuar mudanças pontuais em algumas secretarias. Sob o olhar administrativo e político do chefe do Executivo local, foram realizadas mudanças significativas e, por conseguinte, a convocação de outros profissionais na intenção de melhorar o desempenho para atender as necessidades básicas da população.
Depois de várias tentativas em relação ao nome daquele que iria comandar a secretaria de administração e finanças, o prefeito Marcos Silva nomeou Hugo Fernandes, o qual tem dinamizado os trabalhos, dando nova visão ao desburocratizar os serviços da prefeitura naquele setor. Hugo conseguiu, num curto espaço de tempo, honrar com os compromissos rigorosamente em dia, como por exemplo, o pagamento de funcionários e fornecedores. Hoje, as secretarias municipais estão sendo abastecidas e assistidas devido a organização nas finanças da prefeitura. Como detalhe, o secretário Hugo conta com uma equipe unida e, acima de tudo competente e esse tem sido um dos principais motivos de seu sucesso à frente daquela pasta.
Outra que chegou e vem dando um show na administração, é a secretária de saúde, Marcela Barros. Marcela melhorou consideravelmente os serviços na saúde pública local. Hoje, Messias conta com seis postos de saúde e uma urgência 24h, corujão da saúde, UBS funcionando até as 22h, farmácias abastecidas, aquisição de cinco ambulâncias, a zona rural com exames e serviços de saúde especializados. Na Bititinga, mais comunidades foram cadastradas, a exemplo da Grota da Rola – antes sem atendimentos -, uma equipe qualificada, exames de ultrassonografia e exames de sangue realizados na própria UBS, consulta com psicólogo, nutricionistas, facilitando o acesso ao usuário, que antes precisavam deslocar-se as unidades no centro de Messias; a secretária tem estado sempre presente nos momentos de maiores dificuldades da população.
Quem vem desempenhando um bom trabalho é Kênia Camelo, na secretaria de educação municipal. Kênia deu nova visibilidade e credibilidade ao setor educacional no município. Ela tem conseguido melhorias para a pasta, a exemplo da liberação dos precatórios do Fundef, iniciação do processo da gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, aquisição de novos ônibus escolares para dar mais conforto aos estudantes, criação do setor psicossocial, implantação de sistema online para documentação pedagógica, merenda de qualidade, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas nas escolas diariamente, turmas em tempo integral, aulões para os alunos da rede que prestam exame para o IFAL, preparatório para o ENEM, transporte para os alunos com necessidades especiais, implantação do ensino de robótica e lançamento de foguetes, projeto hortas nas escolas, reforço escolar; dentre outros.
O prefeito apostou em um jovem que vem dando certo: Wesley Samuel. Esse, se encaixou muito bem em sua função e tem dado conta do recado apesar de sua pouca idade, é o assessor direto e exclusivo do prefeito Marcos Silva. Samuel deu nova dinâmica e tem dado agilidade aos trabalhos de contato com o público externo e interno, é o homem responsável direto pela agenda do prefeito. Aquele que na maioria das vezes, esmiúça os problemas, com suas possíveis soluções antes mesmo de o prefeito tomar conhecimento, deu mais fôlego e descanso para que ao chefe do executivo local possa resolver outros problemas de maior interesse da população. É o homem da estrita confiança do prefeito.
Na segurança pública municipal, assumiu Roberto Ventura, que em um curto espaço tempo, conseguiu conquistar a amizade e confiança dos servidores dessa área, trazendo- os de volta para o grupo dos chamados ‘dissidentes’. Ventura devolveu a liberdade e o direito aos servidores dessa área que estavam sendo desrespeitados pelo ex-chefe desse setor. Hoje, diferentemente do passado não muito distante, existe uma Base da Ronda, com boa estrutura para que os vigilantes possam fazer suas necessidades fisiológicas, descansar, fazer suas refeições e atender a comunidade e, principalmente, aqueles que precisam do apoio da ronda. Outros benefícios foram e estão sendo conseguidos para a segurança municipal. Como detalhe, a competência da vigilância municipal é estritamente fazer à segurança dos logradouros públicos municipais e prestar, quando necessário, apoio as policias. Segurança pública é dever e obrigação do estado, mas nem por isso, os homens da ronda têm deixado de prestar auxílio à população no combate aos fora da lei.
Na infraestrutura, o secretario Adeilson Francisco, o Del, deu uma nova roupagem a cidade, a qual se transformou em um verdadeiro mutirão de limpeza n zona rural e urbana, retirou parte dos quebra-molas – um pedido feito pelos condutores de transporte -, acesso as estradas vicinais que antes não eram utilizadas por falta de manutenção. Del melhorou o tráfego na zona rural do município, beneficiando aos agricultores para escoar os alimentos ali produzidos.
Essas mudanças pontuais foram fundamentais e, tem sido não tenho dúvidas, ao lado de outros fatores também importantes, o divisor maior de águas para que o prefeito Marcos Silva atingisse um patamar que garantirá, sem dúvida, sua reeleição.
Fonte- 7 Segundos